Apresentação

        Entre os dias 23 de novembro a 26 de novembro de 2020 ocorrerá o IV Encontro Interestadual de História: Acre e Rondônia, em conjunto com o V Encontro Estadual de História da ANPUH-RO, IV Encontro Estadual de História da ANPUH-AC  e II Seminário regional de Educação profissional e Tecnológica da Amazônia - IFRO: Educação e Saúde: desafios amazônicos em face da COVID-19,  será realizado on line pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO, instituição federal de ensino superior com adequada infraestrutura e logística acadêmica para comportar o referido evento.

   A cada dois anos, as Associações estaduais de Histórias, vinculadas à ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH), realizam os seus encontros regionais, que estão entre os mais importantes eventos da área de História realizados bienalmente nas universidades brasileiras. Suas reuniões bienais atraem grande número de profissionais de História e de outras Ciências Humanas, de alunos de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas. Visando aproximar e compartilhar das experiências vivenciadas por pesquisadores, profissionais de ensino e estudantes que atuam na fronteira da Amazônia Sul-Ocidental, as seções regionais das ANPUH’S de Acre e Rondônia, juntamente com os cursos de História das Universidades Federais do Acre e Rondônia resolveram juntar esforços para debater e refletir durante o evento acerca de questões e inquietações comuns.  

        A temática do Encontro será Saberes Amazônicos, Ensino de História e a Pandemia, escolhida em função da necessidade, cada dia mais evidente da academia estabelecer formas de diálogo com a sociedade e aspectos ligados às problemáticas locais de uma região fronteiriça onde três países (Brasil, Bolívia e Peru) compartilham de vivências e questões semelhantes. Também neste sentido serão abordadas reflexões sobre os saberes Amazônicos e o ensino. Portanto, todo o evento está sendo pensado no sentido de favorecer reflexões, propostas e tomadas de decisões que evidenciem ações na formação dos profissionais de História e outras Ciências para suas atuações nesse espaço amazônico de múltiplas dimensões.

    Sobre este mote se organizarão conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos. Esta programação  tem o objetivo  de apresentar para a comunidade acadêmica e de profissionais da área, pesquisas sobre a história, a historiografia  e seus diálogos interdisciplinares, resultados das investigações desenvolvidas regionalmente pelos diversos profissionais e estudantes que atuam na e sobre Amazônia Sul Ocidental.

 

 

Coordenadores do Evento:

Profa. Dra. Xênia de Castro Barbosa - IFRO

Prof. Dr. Sérgio Roberto Gomes de Souza - UFAC

Profa. Dra. Verônica Aparecida Silveira Aguiar - UNIR

Cartaz

Realização:

Associação Nacional de História, seção Acre – ANPUH-AC

Associação Nacional de História, seção Rondônia – ANPUH-RO

Mestrado profissional em Ensino de História (ProfHistória) - UFAC

Coordenação de Pós-graduação do Campus Porto Velho Calama – CPOSG/Campus Calama/IFRO

Coordenação Local do Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – IFRO

Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRO

 

Apoio:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH/UFAC

Departamento de História - UNIR

 

Promoção

Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Universidade Federal do Acre – UFAC

Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Financiamento

Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Associação Nacional de História - Seções Acre e Rondônia

Evento on line

Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Porto Velho/RO